Voo cancelado: Saiba o que fazer

Milhares de passageiros tiveram seus voos cancelados nos últimos dias.

Saiba os prazos para comunicar o cancelamento da viagem e para realizar o reembolso do valor da passagem e outras despesas.

Qual prazo para a empresa aérea comunicar o cancelamento?

No caso de voos internacionais, o prazo é de 24 horas. Para voos domésticos, o prazo é de 72 horas.

O que fazer em caso de cancelamento da viagem?

A primeira atitude que o passageiro precisa fazer é entrar em contato com a companhia aérea imediatamente e solicitar explicações sobre o motivo do cancelamento. Mesmo que não consiga o contato, registre as tentativas para servir de prova.

Quais os direitos do passageiro?

– Se o atraso for de até uma hora, a empresa deve fornecer internet, possibilitar ligações, etc.

– Se o atraso for superior a 2 horas, a companhia aérea deve fornecer alimentação ao passageiro.

– Se for superior a 4 horas, deve providenciar hospedagem em caso de pernoite e traslado de ida e volta do passageiro ao hotel.

Qual o prazo para a remarcação ou reembolso da viagem?

– Para voos cancelados até 21/12/2021, o prazo de reembolso é de 12 meses, a partir da data do voo, com valores corrigidos, porém sem multas.

– Para voos cancelados a partir de 01/01/2021, o prazo de reembolso é de 7 dias.

O que fazer para exigir seus direitos?

O primeiro passo é buscar uma solução com a companhia aérea que atenda as expectativas do passageiro.

Não sendo possível, o consumidor pode reclamar no portal www.consumidor.gov.br

Mas, se nada for resolvido, o caminho é procurar um advogado especialista em Direito do Consumidor e acionar o Poder Judiciário.

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