Black Friday ou “Black Fraude”?

Artigo de Flávio Romeu Picinini

Inspirado em tradição dos Estados Unidos, o comércio brasileiro promove na última sexta-feira de novembro descontos atrativos para se livrar de estoques e renovar mercadorias.

No Brasil é comum relatos de fraudes e propaganda enganosa, tanto que foi apelidada de “Black Fraude” em razão dos falsos descontos.

Felizmente, por aqui existe a proteção do Código de Defesa do Consumidor que proíbe a publicidade enganosa ou abusiva. Além disso, caracteriza o ato como crime, podendo levar o mau comerciante a detenção de três meses a um ano e multa.

Dicas para não cair em golpes e ser enganado por falsas promessas.

Apesar da má fama da Black Friday brasileira, é possível conseguir e encontrar produtos com bons descontos e preços baixos na Black Friday. A realização de compras via web/internet/aplicativos cresceu enormemente e, neste ano, por conta da pandemia, certamente elas serão maiores ainda.

Recomenda-se os seguintes cuidados antes de fechar a compra: (fonte: www.migalhas.com.br)

  • CONFIRME A IDENTIDADE DO SITE: Cuidado com falsos links. O endereço da web do site no qual pretende comprar deve ter um cadeado e o endereço deve iniciar com https://. Do site deve constar o nome empresarial, o CPF (se o vendedor for pessoa física) ou o CNPJ; o endereço físico completo, o endereço eletrônico e os dados para contato. Também é válido verificar se o site está cadastrado em alguma lista de restrições de órgãos de defesa do consumidor, como por exemplo o Procon. Feito isso, vá até o Google Maps e confirme a localização da loja física.
  • PESQUISE OS PREÇOS ANTERIORES: Por meio da internet, é possível buscar os preços praticados anteriormente sobre aquele produto, para tentar descobrir se realmente está sendo oferecido desconto. Há sites que mostram o histórico de preço do item em longo período anterior.
  • COMPARE OS PREÇOS COM VÁRIOS SITES: Vale a pena comparar preços nos diversos sites de vendas para os mesmos produtos, levando em consideração os acréscimos por fretes e seguros e, também, formas de pagamento. Produtos com maior desconto acabam saindo o mesmo preço final quando somados o frete e possível seguro a ser incluso. Atenção.
  • USE APARELHOS PRÓPRIOS: deve-se evitar fazer as compras por meio de celulares ou computadores de terceiros e/ou desconhecidos. Além disso, certifique-se de que seu dispositivo tem antivírus. Esses itens são recomendados para a segurança na hora de efetuar o pagamento, e assim, evitar possíveis contratempos.
  • CONVERSE COM O VENDEDOR ANTES DE CONFIRMAR A COMPRA: Faça contato com o vendedor, de preferência por aplicativo de mensagens e troca de textos e confirme com ele os preços, condições de pagamento, custos e forma de envio da mercadoria. Salve esta conversa, pois servirá de prova em eventual ação judicial.

Lembre-se que o CDC garante o direito de arrependimento e o comprador poderá, no prazo de sete dias, cancelar a compra e/ou devolver o produto e receber o que pagou de volta.

Boas compras. Porem, se tiver algum problema relacionado com este assunto, não hesite me consultar, preenchendo o formulário que está no link da minha bio.

working macbook computer keyboard
Photo by Negative Space on Pexels.com

SE VOCÊ TIVER ALGUMA DÚVIDA RELACIONADO A ESSE ASSUNTO, NÃO DEIXE DE AGENDAR UMA CONSULTA CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO

Fique por dentro

Explore por mais artigos

Lei do motorista profissional.

O motorista profissional que trabalha com carteira registrada tem direitos garantidos por lei. ✅ – Quanto à jornada de trabalho: A jornada de trabalho do

A lógica do sistema capitalista

O trabalhador vende e coloca à disposição do empregador valiosas horas de sua finita permanência neste mundo. Para ele, o capital é cada minuto de sua vida.

O caso do casal Diego e Angélica.

Mais uma semana de trabalho em ritmo intenso, e estou agradecido pela oportunidade que tive de prosseguir com a missão de esclarecer pessoas. Sexta-feira conheci

Shape
%d blogueiros gostam disto: