Adicional Home Office. Você recebe?

Artigo de Flávio Romeu Picinini

O Direito do Trabalho é dinâmico e se atualiza constantemente.

A Reforma Trabalhista de 2017 regulamentou o teletrabalho, muito expandido pela pandemia.

O regime de trabalho em “home office” traz vantagens tanto para as empresas como para os empregados. Mas é preciso avaliar de que lado a balança pendeu.

Se do lado dos empregadores significa diminuir custos com aluguel de salas, energia elétrica, conexões de telefonia e internet, dispensa de pagamento de vale transporte, vale refeição, etc. do outro lado, do empregado, pode significar aumento de despesas pelos mesmos itens.

No meu dia a dia, é comum reclamações dos empregados que, trabalhando em “home office” dispendeu mais dinheiro com esta mesmas despesas, além de ter que comprar comida sem vale refeição.

A CLT não prevê especificamente o pagamento de um “adicional home office”.

Mas estabelece no seu Artigo 75-D que despesas com equipamentos, ferramentas e infraestrutura do local de trabalho devem ser previstas em contrato escrito e definidas de quem será a responsabilidade pela sua aquisição e manutenção.

Então, evidente que é possível negociar um “adicional home office”, não acham?

close up photography of woman sitting beside table while using macbook
Photo by Andrew Neel on Pexels.com

SE VOCÊ TIVER ALGUMA DÚVIDA RELACIONADO A ESSE ASSUNTO, NÃO DEIXE DE AGENDAR UMA CONSULTA CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO

Fique por dentro

Explore por mais artigos

O caso do casal Diego e Angélica.

Mais uma semana de trabalho em ritmo intenso, e estou agradecido pela oportunidade que tive de prosseguir com a missão de esclarecer pessoas. Sexta-feira conheci

INSS: Como funciona o salário-maternidade?

O salário-maternidade é um benefício essencial para trabalhadoras, tendo em vista que permite o afastamento remunerado do trabalho para se dedicar aos filhos nos primeiros meses. Porém, muitos segurados ficam com dúvidas sobre como ele funciona, quem tem direito e como requerer.

Shape
Enviar Mensagem
Estamos On-line!
%d blogueiros gostam disto: